segunda-feira, 18 de julho de 2011

tudo sobre sailor moon


Sailor Moon (em japonêsBishōjo Senshi Sērā Mūn美少女戦士セーラームーン?) traduzido comoGraciosa Guerreira Marinheira da Lua ou Linda Guerreira Sailor Moon e conhecido comoNavegante da Lua em Portugal e Sailor Moon noBrasil, é uma série de mangás criada por Naoko Takeuchi para a revista Nakayoshi da editoraKodansha e adaptada como série de anime pelaToei Animation, para musical em 1993 e como sérielive-action em 2003. O mangá conta com 18 edições encadernadas, sendo lançada em 2003 uma versão reeditada pela autora com arte e diálogos novos, mas a mesma história, em 12 volumes e dois especiais, com mais páginas por volume. A série é baseada em uma outra história produzida anteriormente por Naoko Takeuchi: Codename wa Sailor V que tinha como protagonista Minako Aino. Esta contém três volumes, mas em 2004 a autora relançou o mangá em dois volumes revisados, com mais páginas por volumes.
O anime possui 200 episódios distribuídos em cinco fases: Sailor Moon, Sailor Moon R (Return), Sailor Moon S (Super), Sailor Moon SuperS (Super Senshi) e Sailor Stars. Foi produzido pela Toei Animation, a mesma empresa de Os Cavaleiros do Zodíaco eDragon Ball.
Em 1993, a série foi adaptada para o teatro em um musical, Sailor Moon Musical, mais conhecido comoSera Myu pelos japoneses. Esse musical durou até o inverno de 2005. E em 2003, a série foi adaptada para o formato live-action, chamado Pretty Guardian Sailor Moon. Teve 49 episódios para televisão e dois especiais em vídeo.

Índice

 [esconder]

[editar]Mangá

Info Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
O mangá de Sailor Moon é do género shojo, mais especificamente, mahou shoujo. A série principal foi publicada na revista Nakayoshi (Kodansha) de 1992 a 1997. As histórias paralelas foram publicadas na revista Run Run da mesma editora.
A criadora, Naoko Takeuchi, teve a ideia porque queria criar uma série sobre raparigas do espaço. O seu editor pediu-lhe para colocá-las em sailor fuku[1], tradicional uniforme escolar japonês do início do século XX, o que resultou em Codename wa Sailor V, que é considerado uma prévia de Sailor Moon. Quando esse mangá foi escolhido para se tornar um anime, Takeuchi decidiu fundi-lo com elementos do gênerosentai, particularmente o conceito de um time de cinco heróis, transformando o mangá em Bishoujo Senshi Sailor Moon, com uma nova personagem principal. Assim, Usagi e suas amigas surgiram. Após o fim da primeira série, Takeuchi foi surpreendida quando lhe pediram para continuar a escrevê-la, o que deu origem aos quatro arcos seguintes da história[2].
Originalmente, o mangá abarcava 18 volumes, mas em 2003 Naoko o relançou em 12 volumes, em uma versão chamada "Renewal". A história é a mesma, só que a arte e algumas falas foram alteradas. Há cinco arcos principais no mangá que são os seguintes:
  • Sailor Moon
Apresenta Sailor Moon e as guerreiras do Sistema Solar interno (Inner Senshi), assim como o enredo principal para a série. Corresponde à primeira série do anime e também à série para televisão (live-action).
  • Black Moon
Traz Chibiusa, Tóquio de Cristal, Sailor Pluto e o possível futuro dos personagens. Seria o final original da série antes da Kodansha pedir uma continuação a Takeuchi. Corresponde ao segundo arco da segunda parte do anime.
  • Infinity
Introduz Sailor Uranus, Sailor Neptune e Sailor Saturn. Corresponde à terceira parte do anime.
  • Dream
Introduz o conceito dos Sailor Crystals (Sailors de Cristal). Corresponde à quarta parte do anime.
  • Stars
Explora as origens das Sailor Senshi e apresenta muitas novas guerreiras de partes longínquas da galáxia. Corresponde à quinta e última parte do anime.
  • Histórias paralelas e especiais
Kaguya Hime no Koibito, no mangá original, esse especial apareceu no volume 11. Coincide com o filme animado da fase S. Um outro é Casablanca Memories, no mangá, este especial apareceu no volume 11 ao lado de Kaguya Hime no Koibito. No especial Chibiusa Picture Diaries composto de quatro pequenas histórias sobre aventuras de Chibiusa. Elas também revelam a sua verdadeira idade (902 anos). No mangá original, esses especiais apareceram nos volumes 5, 10, 15 e 17. Outros dois incluem: The Exams Battles. Há três histórias originalmente contidas no volume 13. A única a aparecer no anime foi a história de Ami, que se tornou o episódio "Ami-chan no Hatsukoi"; e Parallel Sailor Moon curto mangá de 19 páginas, originalmente apareceu no Sailor Moon Material Collection Artbook. Ele segue as aventuras de Tsukino Kousagi, a segunda filha de Usagi nessa realidade alternativa. A série é uma sátira de Sailor Moon feita pela própria Naoko e não deve ser levada a sério. Na reedição do mangá, estas histórias foram compiladas em dois volumes chamados "Sailor Moon Short Stories".

[editar]Anime

Como é tradição no Japão, a versão animada segue as linhas gerais do mangá, sendo do mesmo género e apresentando poucas personagens diferentes. Possui 200 episódios distribuídos em cinco fases: Sailor Moon, que compreende os primeiros 46 episódios, Sailor Moon R ("Return"), do episódio 47 ao 89, Sailor Moon S (Super), os episódios 90 a 127, Sailor Moon SuperS (Super Senshi), os episódios 128 a 166 e Sailor Moon Stars que compreende os capítulos 167 a 200.
A produção teve direcção (realização) de Junichi Sato o qual dirigiu também Kaleidostar outro anime de relativo sucesso. Como curiosidade, Tadano Kazuko, desenhista de personagens da série, informou que ao final da primeira fase (Sailor Moon) milhares de mães japonesas ligaram para os estúdios querendo saber se haveria continuações, preocupadas com suas filhas que não mais se alimentavam corretamente[carece de fontes] e, além disso, foram necessários muitos cortes para a exibição nos Estados Unidos, inclusive de toda a última parte da série [carece de fontes].
No Brasil, foi exibido pela Rede Manchete, Rede Record e Cartoon Network. Alguns episódios das fases Classic e R já sairam em VHS e DVD pela Flashstar. A terceira temporada (Sailor Moon S) deve ser lançada em DVD em 2011, pela CD&DVD Factory (Fonte: www.sossailormoon.com.br). O Anime deve reestrear na TV aberta ainda em 2011, mas a emissora ainda não foi revelada, por que em Novembro de 2010, a Rede Brasil de Televisão iniciou a exibição da fase Classic por volta das 10:00 da manhã, e no ano seguinte, passou a ser exibido por volta das 09:00 da manhã.

[editar]Sailor Moon

Sailor Moon Classic Permitido para todas as idades i DJCTQ (Brasil)
As Navegantes da Lua (PT)
Sailor Moon - 1ª Temporada (BR)
Informação geral
FormatoSérie de desenho animado
GéneroGarotas Mágicas
Romance
Aventura
Sentai
Duração24 minutos
CriadorToei
País de origemJapão Japão
Idioma originaljaponês
Produção
Diretor(es)Junichi Sato
Produtor(es)Munehisa Higuchi
Kenji Ota
ElencoKotono Mitsuishi
Toru Furuya
Keiko Han
Aya Hisakawa
Michi Tomizawa
Emi Shinohara
Rika Fukami
Yasuhiro Takato
Tema de abertura"Moonlight Densetsu" por Dali (No Brasil, intrpretada por Sarah Regina)
Tema de
encerramento
"Heart Moving" por Misae Takamatsu (01 - 26)
"Princess Moon" por Ushiyo Hashimoto (27 -46)
Exibição
Emissora de
televisão original
TV Asahi
Emissora(s) de
televisão lusófona(s)
Mostrar lista
Transmissão original07/03/1992- 27/02/1993
№ de temporadas1
№ de episódios46
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão
Info Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Em Tóquio, Usagi Tsukino é uma menina chorona, comilona e comum. Num certo dia, no caminho para a escola, ela encontra um grupo de rapazes batendo numa gata de rua.
Usagi salva a gata e tira um penso da testa dela que escondia uma meia-lua. Mais tarde a gatinha aparece no quarto de Usagi e começa a falar com ela, apresenta-se como Lua (Luna em Portugal) e entrega-lhe uma missão: a de ser uma Sailor guerreira, defensora do bem, destinada a enfrentar demónios e unir-se com outras sailors para encontrar a Princesa da Lua que habita a terra. Usagi recebe um broche especial que a transforma na guerreira Sailor Moonquando ela grita "Pelo poder do Prisma Lunar". Sua arma especial é a Tiara Lunar, a qual ela lança dizendo "Tiara Lunar, acção". Mais tarde Lua dá-lhe uma caneta que permite-lhe transformar-se em qualquer tipo de profissional, basta dizer "poder lunar".
Enquanto as outras guerreiras não aparecem, começam a surgir monstros por todo a Tóquio e Usagi, com a ajuda do misterioso Tuxedo Mask (um rapaz que luta usando rosas e veste um smoking), aprende a derrotá-los. A rainha do mal, Beryl, deseja reviver sua terrível líder Metallia (Energia Mega) (a própria energia que a tomou) e para isso, envia os seus generais:Jadeite(Jedite), Nephrite (Neflite), Zoicite (Ziocite) eKunzite (Malachite) para roubar energia humana através de terríveis monstros. Ela precisa do lendárioCristal de Prata (em Portugal chama-se Cristal Prateado), há muito perdido, para reviver a sua mestra, mas as Sailors também o procuram.
A primeira Sailor a ser encontrada, Ami Mizuno (Sailor Mercury), estudava na mesma escola de Usagi e estava num curso de informática quando foi encontrada. O poder de Sailor Mercury são as bolhas de água e ela grita "Borbulhas de Mercúrio, explodam" (em Portugal "Espuma de sabão, espalha-te") e assim forma-se uma cortina de vapor.
Pouco depois, as duas encontram Rei Hino (Rita em Portugal) (Sailor Mars) num templo. Rei mora e trabalha no templo Hikawa com o seu avô. O seu poder é o fogo e ela invoca-o dizendo "Fogo de Marte, ascenda-se" (em Portugal "Alma de Fogo, arde"). Então sai uma bola de fogo pelos seu dois indicadores unidos. Ela também é uma menina sensitiva e sabe como afastar espiritos malignos e energias negativas. Ela estuda numa escola especial para meninas.
Muito tempo depois duas novas alunas matriculam-se na escola de Usagi e Ami, Makoto Kino (Sailor Jupiter)(Lita no Brasil e Maria em Portugal) e Minako Aino (Sailor Venus) (Mina no Brasil e Joana em Portugal), que surge com o seu gato guardião Artemis (gata, Artemisa em Portugal). Makoto é uma garota muito forte, tem muitas habilidades, como dotes culinários, é alta e hábil, o seu poder é o relâmpago. Ela o invoca gritando "Trovão de Júpiter, ressoe" (em Portugal "Supremo trovão") e então um forte relâmpago sai da tiara dela. Já Minako é uma garota doce e meiga, seu poder é um laser poderoso que ela atira pelo indicador direito dizendo "Raio de Venus, fulmine" (em Portugal "Raio crescente"). Ela é a última Sailor a aparecer e por isso todas as outras pensam ser ela a princesa, mas não é ela.
As Sailors descobrem que Tuxedo Mask também quer o Cristal de Prata. Quando os inimigos descobrem como consegui-lo, o jovem herói de Sailor Moon, que a salva sempre que esta se encontra em apuros, parece ser inimigo das guereiras. Os generais da Rainha do Megaverso, a Rainha Beryl, devem juntar os chamados Sete Cristais do Arco-Íris e só assim aparecerá o Cristal de Prata. Esses sete cristais foram confinados no corpo de sete pessoas diferentes, que eram demónios numa vida passada e voltarão a ser se o cristal for retirado do seu corpo. Sailor Moon então ganha o Ceptro Lunar, que tem o poder de transformar os demónios novamente em humanos, basta que ela diga "Cura lunar, acção" (em Portugal "Ceptro lunar de curar").
Na busca pelos Cristais do Arco-Íris, os vilões do Megaverso ficam com quatro enquanto as Sailors possuem apenas um e Tuxedo Mask dois. Ziocite descobre a identidade de Tuxedo Mask e tenta enganá-lo para obter todos os cristais. E por um momento ele consegue reuní-los, mas nada acontece.
Revela-se então toda a verdade: Tuxedo Mask é na verdade Mamoru Chiba, um rapaz que vive em conflito com Usagi, mas durante a saga fica visível que os dois se amam no meio de tantas brigas, uma prova disso é que Usagi segue-o para a armadilha de Ziocite porque está preocupada com ele. E por ter seguido Mamoru, Usagi expõe-se e revela a sua identidade a fim de protegê-lo e acaba por descobrir que ele é Tuxedo Mask. Num acto de maldade e vingança Ziocite tenta acabar com Sailor Moon e Tuxedo Mask protege-a acabando ferido. Neste momento os dois lembram-se das suas histórias e que se amavam desde sempre.
Usagi e Mamoru lembram-se que há muito tempo, havia na Lua um reino próspero conhecido comoMilénio de Prata onde viviam a Princesa Serenity e suas defensoras, chamadas "Sailors Scouts"; Sailor MercurySailor MarsSailor Venus e Sailor Jupiter.
Esta princesa apaixonou-se pelo príncipe da Terra, Endymion, e então os seus problemas começaram, pois a rainha do Megaverso, a malévola Rainha Beryl era loucamente apaixonada por ele. Possuída pela energia negativa, a energia Mega, Beryl invadiu a Lua e acabou por derrotar todas as "Sailors Scouts" e a rainha da Lua Serenity, que num último acto abdicou da sua vida para salvar a sua filha, a Princesa, todas as Sailors e Endymion e dar-lhes uma nova oportunidade de viverem na Terra. E para encontrá-los e protegê-los enviou Lua e Artêmis para a Terra em busca das suas reencarnações.
Serena (Usagi) descobre que é a Princesa da Lua e que o seu grande amor Endymion é Mamoru. E o amor dela por Mamoru atrai os Cristais do Arco-Íris e une-os com uma das suas lágrimas, transformando-a no Cristal de Prata, que se encaixa no seu Cetro Lunar de curar. Com a magia do Cristal ela afasta os inimigos, mas Mamoru é capturado pelo Megaverso e forçado a segui-los. A Rainha Beryl era apixonada por ele e tentou corrompê-lo com a energia maligna para que ele a servisse e ficasse ao lado dela.
As guerreiras derrotam todos os generais e monstros até chegarem às portas do Megaverso e nessa batalha, as Sailors acabam por sacrificar as suas vidas, sobrando apenas Sailor Moon para acabar com aEnergia Mega. Ela tem que enfrentar Mamoru, enfeitiçado pelo poder maligno, mas a heroína consegue fazê-lo acordar e lembrar-se de tudo. Usagi então derrota Beryl, que esta unida à Metallia (energia Mega) e usa o poder do Cristal de Prata para ressuscitar todos e escolhe viver no planeta Terra como uma garota normal em vez de se tornar novamente Serenity, mas todos acabam perdendo a memória, com exceção de Lua e Artêmis. Assim termina a primeira fase do anime.

[editar]Sailor Moon R

Sailor Moon R Permitido para todas as idades i DJCTQ (Brasil)
As Navegantes da Lua (PT)
Sailor Moon - 2ª Temporada (BR)
Informação geral
FormatoSérie de desenho animado
GéneroGarotas Mágicas
Romance
Aventura
Sentai
Duração24 minutos
CriadorToei
País de origemJapão Japão
Idioma originaljaponês
Produção
Diretor(es)Junichi Sato
Produtor(es)Munehisa Higuchi
Kenji Ota
Apresentador(es)Eliana
Juliana Pantalena
ElencoKotono Mitsuishi
Toru Furuya
Keiko Han
Aya Hisakawa
Michi Tomizawa
Emi Shinohara
Rika Fukami
Yasuhiro Takato
Tema de abertura"Moonlight Densetsu" por Dali
Tema de
encerramento
"Otome no Policy" por Yoko Ishida
Exibição
Emissora de
televisão original
TV Asahi
Emissora(s) de
televisão lusófona(s)
Mostrar lista
Transmissão original06/03/1993- 12/03/1994
№ de temporadas1
№ de episódios42 + Filme
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão
Uniforme feminino tradicional no Japão, semelhante ao utilizado pelas heroínas da série.
Ummeteorocai na Terra e com eles vêm Ail e Ann, doisalienígenas, e a árvore Makaiju. Para sobreviver, eles precisam da energia da árvore, que é roubada dosseres vivos e eles decidem que os seres humanos são a melhor fonte de energia. Ail e Ann entram também na escola das meninas como disfarce e acabam por se apaixonarem, Ail por Usagi e Ann por Mamoru, que sofre de amnésia e esqueceu Usagi após a batalha passada.
Para atrair os humanos e roubar energia, os dois concebem um plano: montam uma audiência para umfilme onde roubariam as energias dos candidatos e lá, sob o ataque de um monstro, Luna vê-se forçada a fazer as meninas lembrarem de todo o acontecido.
Para lutar contra os extraterrestres, surge o Tsukikage no Knight (Cavaleiro da Lua ou Cavaleiro do Luar em Portugal), que é a materialização da verdadeira vontade de Endymion (alterego de Mamoru) em proteger a Sailor Moon. Depois de muitos episódios de lutas contra monstros, a verdade sobre Ann e Ail é descoberta e eles lutam contra Sailor Moon, mas durante essa luta, a árvore Makaiju ataca Ail pelas coisas más que fizeram e ele é defendido por Ann que morre. Já purificada por Sailor Moon, a árvore ressuscita Ann e torna-se uma muda. Os dois percebem que se amam e prometem ir recomeçar em um novo planeta.
Depois disso, surge Usagi (Rini), apelidada pelas meninas de Chibiusa (isto é, pequena Usagi, pois chibiem japonês é o prefixo para pequeno), dizendo que veio da Tóquio de Cristal do século XXX em busca do Cristal de Prata para levá-lo para o futuro. Atrás dela e do Cristal, vem o grupo Black Moon (Lua Negra): as irmãs Ayashi: Cooan, Beruche, Petz e Kalaberas (Karmesait, Bertherai, Petzai e Kalamerai) e Rubeus (Rubens ou Rubi em Portugal). Elas são aos poucos derrotadas e por fim, passam a questionar os motivos por traz da luta, até que são transformadas em humanas por Sailor Moon. Chegam mais integrantes do Black Moon: o príncipe Diamond (Diamante), os seus irmãos Saphire (Saffire), Esmeraude (Esmeralda) e o Death Phantom (Grande Sábio).
Sailor Pluto aparece pela primeira vez e leva as heroínas para ver a situação no futuro. A cidade de Tóquio de Cristal, governada por Endymion e Serenity, está ameaçada desde que Chibiusa fez o Cristal que a protegia desaparecer. Aproveitando-se de sua tristeza e culpa, o Death Phantom transforma-a em Black Lady, fazendo-a lutar contra as Sailors. Nesse meio tempo, ele transforma Esmeraude num dragãoe fa-la tentar derrotar as Sailors. Saffire morre ao tentar dizer ao irmão que este está sendo enganado pelo Death Phantom.
Usagi é sequestrada por Diamond apaixonado e tenta fazê-lo ver que está a ser enganado. Ele acaba por morrer nos braços de Usagi, assassinado pelo Death Phantom. Por fim, elas têm que lutar contra Black Lady — que mais tarde recupera a memória quando Mamoru, Usagi, Ami, Makoto, Rei e Minako a fazem ver que ela tem amigos e que é amada — e ela ajuda Usagi, transformada em princesa Serenity, a derrotar o vilão.

[editar]Sailor Moon S

Sailor Moon S Permitido para todas as idades i DJCTQ (Brasil)
As Navegantes da Lua (PT)
Sailor Moon - 3ª Temporada (BR)
Informação geral
FormatoSérie de desenho animado
GéneroGarotas Mágicas
Romance
Aventura
Sentai
Duração24 minutos
CriadorToei
País de origemJapão Japão
Idioma originaljaponês
Produção
Diretor(es)Kunihiko Ikuhara
Produtor(es)Munehisa Higuchi
Kenji Ota
ElencoKotono Mitsuishi
Toru Furuya
Keiko Han
Aya Hisakawa
Michi Tomizawa
Emi Shinohara
Rika Fukami
Yasuhiro Takato
Tema de abertura"Moonlight Densetsu" por Moon Lips
Tema de
encerramento
"Tuxedo Mirage" por Peach Hips
Exibição
Emissora de
televisão original
TV Asahi
Emissora(s) de
televisão lusófona(s)
Mostrar lista
Transmissão original19/03/1994- 25/02/1995
№ de temporadas1
№ de episódios38 + Filme
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão
Graças às guerreiras a cidade voltou a ser calma e pacífica. A filha do futuro de Sailor MoonChibiusa, também retornou para o século 30. Usagi, Rei, Ami, Makoto(Lita) e Minako(Mina) acabaram de se tornar estudantes da 9ª série e aproveitam suas vidas escolares pacíficas. Mas, em um desses dias tranqüilos, Rei tem um pesadelo em que a Terra é encoberta pela escuridão e todas as sailors são destruídas. As meninas estão se dedicando aos estudos, preparando-se para as provas e Rei fica desconcentrada e preocupada com o pesadelo. Então a prova que faltava para a confirmação do pesadelo de Rei surge: a aparição de novos inimigos, os Daimon, que atacavam os seres humanos.
Uma entidade maligna conhecida como professorSouichi Tomoe está em busca da lendária Taça Lunar(Seihai), um objeto que dará grande poder a quem o possuir. A Taça Lunar aparecerá quando se reunirem os Três Talismãs que estão guardados nos corações puros de humanos escolhidos. Para achar a Taça Lunar e dominar o mundo os seres do mal pretendem perseguir humanos de coração puro e com este propósito utilizam monstros demoníacos nascidos desementes do demônio (daimon eggs). Estes talismãs têm a forma dos três tesouros sagrados: um espelho, uma espada e um broche.
A primeira humana a ser atacada pelo novo inimigo é Rei. Ela está orando no templo quando uma árvore se transforma num terrível monstro. Usagi se transforma em Sailor Moon para ajudar sua amiga, mas seus poderes não são páreis para este inimigo tão poderoso e sua transformação se desfaz. As outras sailors ficam retidas por um golpe do monstro eTuxedo Mask não consegue ajudar, então demônio consegue tirar a estrela do coração puro de Rei. É aí que duas misteriosas novas guerreiras entram em ação e destroem o Daimon. Ao recuperarem o cristal do coração puro, uma delas diz “Esse não é o talismã...”, e logo desaparecem. O cristal do coração de Rei volta ao seu lugar e ela retoma a consciência, tudo fica bem.
Depois do ataque maligno do demônio que atacou Rei, o brilho do Cristal de Prata no broche de Usagi desaparece. E se o Cristal de Prata não voltar a brilhar a heroína não poderá mais se transformar emSailor Moon. Uma nova semente do demônio se instala fazendo nascer um outro Daimon. O monstro ataca outra vítima e as guerreiras aparecem para protegê-la, mas todas são derrotadas. Usagi não consegue se transformar e entra em desespero. As misteriosas guerreiras atacam novamente e derrubam o inimigo, mas assim que elas estão partindo o demônio ressurge. Tuxedo Mask tenta ajudar e fica muito ferido. É neste momento que o amor de Usagi por Tuxedo Mask/Mamoru lhe da um novo poder, seu broche se transforma e ela enfim consegue derrotar o inimigo. Uma nova era começa onde o poder do amor supera a força do mal.
Durante certo dia de folga, Usagi e Minako encontram um rapaz bonito chamado Haruka Tenoh que compete com Minako em um jogo de corrida e ganha dela. Elas se surpreendem ao descobrir que ele, na verdade, é uma garota, alta e que gosta de roupas masculinas e corridas de automóveis. Haruka está sempre acompanhada de Michiru Kaioh uma moça lindíssima e talentosa violinista. Neste mesmo dia as guerreiras misteriosas mostram a face para as Sailors e aí vem a surpresa, elas também são sailors!Sailor Urano, a rainha dos céus cujo planeta guardião é Urano, e Sailor Netuno, a musa dos mares cujo planeta guardião é Netuno. Elas estão em busca dos Talismãs e da Taça Lunar para impedir que caiam nas mãos do inimigo e que se cumpra o Silêncio e não vão poupar ninguém que esteja no caminho até eles.
Inicialmente o professor Tomoe conta com o auxílio de Kaolinite (Kaorinet) uma mulher ruiva, atraente e muito inteligente. Ela escolhe cuidadosamente as vítimas que tem o coração mais puro, mas as Sailors destróem os monstros que nascem das sementes do demônio um a um. Ela escolhe os corações puros de quase todas as Sailors. Quando escolhe o coração puro de Usagi e implanta uma semente do demônio no presente de aniversário dela, Kaolinite descobre que Usagi é Sailor Moon e a ataca. Tuxedo Mask a salva e tenta protegê-la, só que o demônio o envolve por um grande bloco de cristal. Sem saída, Usagi tem o coração roubado, seu cristal do coração tem um brilho fascinante e faz com que Kaolinitepense que é um dos talismãs. Mas Urano e Netuno salvam Usagi e confirmam que o brilho mostra apenas a pureza do coração, o que não tem nada a ver com ele ser o talismã. Para enganar o inimigo e proteger a identidade de Usagi, Minako se disfarça de Sailor Moon, provando então que Kaolinite se confundiu e que o broche de Usagi era falso. Mas a poderosa vilã prepara uma armadilha para as Sailors na Torre de Tóquio e mostra seus magníficos poderes. As Sailors quase não escapam, pois seu ataque dos Planetas das Sailors não afetou a malvada vilã. Prestes a perder, as Sailors são salvas pelo ataque de Urano que faz com que o golpe maligno de Kaolinite se volte contra ela mesma. A malvada se transforma num bloco de cristal e cai da Torre.
Para facilitar o seu trabalho, o professor contrata os serviços do laboratório Cinco Bruxas (Witches 5), formado por EudialMimeteTeluluViluy e Ciprin e Pitrol. A primeira encarregada de continuar a missão é Eudial. Assim que a primeira bruxa começa a agir Chibiusa (Rini) retorna do futuro como aprendiz de Sailor para treinar e ajudar as meninas. Ela é Sailor Chibi Moon. Em meio a muitas batalhas contra osDaimons de Eudial, que são mais fortes e bem elaborados que os anteriores, acontece um imprevisto: todas as Sailors ficam presas com Eudial. A bruxa captura o cristal do coração de Minako e as outras vão ajudá-la, só que Haruka e Michiru ficam presas com todas. Ambas, então, revelam a verdadeira identidade: Haruka é Sailor Urano e Michiru é Sailor Netuno. A partir daí todas as Sailors sabem a identidade uma da outra. Vale lembrar que Minako fica muito feliz ao ter o coração capturado, já que ela estava frustrada por ela ser a única que não teve o coração roubado.
Eudial é uma bruxa inteligente, escolhe bem as vitimas, tanto que ela descobre quem são os donos dos talismãs. A bruxa já estava sendo ameaçada por seus fracassos e num ato de desespero ela prepara uma armadilha para Urano e Netuno. Ela as leva para uma antiga Catedral e lá revela quem são os verdadeiros donos dos Talismãs: elas próprias, Haruka e Michiru. O cristal do coração de Michiru transforma-se num espelho e o de Haruka numa espada. Uma mulher misteriosa chamada Setsuna Meiou pede que Usagi ajude-as e lhe diz onde as duas estão. Usagi chega para ajudar, mas está sem seu broche, pois Haruka o roubou. Mesmo assim a heroína empurra Eudial que se desequilibra e cai. Haruka já fraca devolve o broche de Usagi e pede às Sailors que encontrem alguém que é denominado o Enviado do Bem. Ela explica que o Enviado do Bem irá trazer paz ao mundo. Só que Eudial rouba os Talismãs e foge com eles. As sailors vão atrás dela e Sailor Moon a enfrenta, mas é derrotada. Então a misteriosa Setsuna Meiou transforma-se em Sailor Plutão e revela que ela tem o terceiro Talismã, que é o broche do seu cetro. O Talismã de Plutão atrai os outros dois talismãs, que se separam do cristal do coração de Haruka e Michirue, retornando a seus corpos. Os três talismãs unidos liberam a Taça LunarSailor Moonconsegue pegar a poderosa Taça Lunar e seus poderes multiplicam de força: ela passa a ser Super Sailor MoonEudial sai ferida e acaba morrendo num acidente provocado por Mimete, uma das Cinco Bruxas.
Uma nova fase se inicia. Os Poderes de Super Sailor Moon são muito fortes, mas a própria Usagi não agüenta mantê-los por muito tempo. Urano, Netuno e agora Plutão começam a procurar aquele que deve cuidar da Taça Lunar, o Enviado do Bem, que segundo Urano não pode ser a Sailor Moon. Um novo inimigo aparece: Mimete, a segunda bruxa. O professor Tomoe inventa uma nova semente do demônio que engole os corações puros, mais forte e mais poderosa.
Chibiusa conhece uma bela e frágil menina, Hotaru Tomoe, e as duas se tornam grandes amigas. Como Hotaru é tímida e um pouco diferente, não tem amigos. Mas Chibiusa não se importa, adora ser amiga dela e a ama de coração. Hotaru se mostra uma menina de saúde frágil, se sente mal muitas vezes e fica muito cansada. Mas a amizade de Chibiusa lhe da alegria e força.
As oito Sailors descobrem que seu inimigo, o professor Tomoe, é pai de Hotaru e que ele faz parte dosCaçadores da Morte (Death Busters) interessados em fazer despertar o misterioso Enviado do Mal (em oposição ao Enviado do Bem). O grupo dos Caçadores da Morte é o responsável por todos os acontecimentos desde o começo, seu objetivo é entregar a preciosa Taça Lunar nas mãos do Enviado do Mal. As Sailors do Sistema Solar externo (Urano, Netuno e Plutão) sabem que Hotaru é Sailor Saturno, a Sailor da destruição, cujo planeta guardião é o planeta da devastação Saturno, e pensam que essa Sailor é o Enviado do Mal. As três tem planos de impedir que a alma de Saturno desperte, pois acreditam que ela trará o pavoroso Silêncio quando despertar. As cinco Sailors (as do Sistema Solar interno) e Sailor Chibimoon interferem nas ações das outras três Sailors contra a jovem Hotaru.
O pai de Hotaru, o professor Tomoe é também o dono do Colégio Mugen (Mugen High Scholl), colégio onde Haruka e Michiru (e também Hotaru) estudam, obviamente para investigarem. Ali eles bolam planos para conseguir a maior quantidade de corações puros possíveis, todas fracassadas. Hotaru é uma menina tão frágil porque ela vive em conflito com um espírito maligno que vive dentro do seu corpo. É aDama 9 (Mistress 9), o verdadeiro Enviado do Mal. Ela é a líder dos Caçadores da Morte e pretende trazer para a terra o Silêncio através do Faraó 90 (Pharaoh 90), uma força poderosa. Para despertar, aDama 9 precisa de corações puros, por isso os Caçadores da Morte procuram por eles. Kaolinite, que foi ressuscitada pelo professor Tomoe, consegue o coração mais puro para a maligna Dama 9: o deChibiusa. Então, para a surpresa de Haruka e Michiru, quando Hotaru, possuída pelo espírito maligno, engole o cristal do coração de Chibiusa ela se transforma na Dama 9 e não em Sailor Saturno.
Dama 9 e o Professor Tomoe tomam o prédio do Colégio Mugen e o transformam numa dimensão para receber o Faraó 90, onde ninguém pode entrar. Sailor Plutão se sacrifica para que Urano e Netuno entrem no Colégio Mugen e salvem a terra. Sailor Moon é capturada pela Dama 9 e como o prédio é protegido por uma força muito forte as outras Sailors não podem ajuda-la. A Enviada do Mal tenta enganar Sailor Moon se fazendo passar por Hotaru e enquanto isso Sailor Urano e Sailor Netuno encontram o demonio que possuía o professor Tomoe: em um incêndio ele e Hotaru estavam a beira da morte, mas ele faz um acordo com uma voz misteriosa através do qual trocaria sua alma pela vida de sua filha. Mas ele foi traído pelo espírito maligno, que usou o corpo de sua filha. Urano e Netuno Lutam contra este demônio, mas como seus poderes não são páreos elas usam os poderes de seus talismãs.
O pai de Hotaru, livre do demônio que o possuía, quer ajudar sua filha. O espírito de Hotaru enfrenta aDama 9 que começa a enfraquecer. Sailor Moon acredita que Hotaru ainda está viva dentro da Dama 9 e não deixa que Sailor Urano e Sailor Netuno a machuque. Aproveitando-se disto a Enviada do Mal consegue pegar a Taça Lunar e colocá-la na máquina que guiará o Faraó 90 até a Terra e finalmente espalhara o silêncio.
Vendo Sailor Moon lutar por ela, Chibiusa morrendo sem o cristal do coração e seu pai ferido, Hotaru desperta como Sailor Saturno, a Sailor da Criação e da Destruição, e parte para destruir o Faraó 90.Sailor Saturno tem o poder de destruir um planeta, mas para isso terá de sacrificar sua vida. Por desejar salvar Hotaru, Sailor Moon consegue transformar-se em Super Sailor Moon, mesmo sem a taça lunar, com a ajuda dos poderes das outras Sailors: Mercury, Mars, Jupiter, Vênus, Urano e Netuno. Como tinha um coração muito puro ela o usou para transformar-se e ir em busca de Sailor Saturno. Depois de derrotar o mal, Sailor Moon volta com um bebê nos braços: é Hotaru, com uma nova vida. Haruka e Michiru a devolvem ao professor Tomoe, que se esquece de tudo e Chibiusa os vê no terreno do Hospital. Haruka e Michiru voltam pra casa e mais uma vez o mundo está salvo graças ao amor e a confiança de Sailor MoonChibiusa tenta voltar para o futuro, mas fica para ajudar as meninas a derrotar uma ultima semente do demônio que sobrou. Este é o fim da fase S de Sailor Moon.

[editar]Referências

[editar]Sailor Moon SuperS

Sailor Moon Super S Permitido para todas as idades i DJCTQ (Brasil)
As Navegantes da Lua (PT)
Sailor Moon - 4ª Temporada (BR)
Informação geral
FormatoSérie de desenho animado
GéneroGarotas Mágicas
Romance
Aventura
Sentai
Duração24 minutos
CriadorToei
País de origemJapão Japão
Idioma originaljaponês
Produção
Diretor(es)Kunihiko Ikuhara
Produtor(es)Munehisa Higuchi
Kenji Ota
ElencoKotono Mitsuishi
Toru Furuya
Keiko Han
Aya Hisakawa
Michi Tomizawa
Emi Shinohara
Rika Fukami
Yasuhiro Takato
Tema de abertura"Moonlight Densetsu" por Moon Lips
Tema de
encerramento
"Watashi-tachi ni Naritakute" por Miwako Fujitani (01 - 13)
"Raishiku Imashito" por MEU (14 - 39)
Exibição
Emissora de
televisão original
TV Asahi
Emissora(s) de
televisão lusófona(s)
Mostrar lista
Transmissão original04/03/1995- 02/03/1996
№ de temporadas1
№ de episódios39 + Filme
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão
Durante um eclipse solar o Dead Moon Circus chega à cidade.
Durante um eclipse solar chega à Tóquio o Dead Moon Circus, um circo cheio de alienígenas cujo líder, uma velha chamada Zircônia, tem ordens de procurar umpégaso, que se esconde nos sonhos de algum ser humano, para conseguir o Cristal Dourado que está com ele.
Zircônia envia o Trio Amazonas (Olho de Peixe, Olho de Águia e Olho de Tigre) em busca de Helios (Heliot, na dublagem brasileira), o Pégaso.
Chibiusa sonha com o Pégaso voando entre as nuvens e depois que o encontra num bosque, onde ele a conta que é o protetor dos sonhos das pessoas. Elios conta a Chibiusa que seu mundo, o mundo dos sonhos(Ilusão), que também era o antigo reino da familia real da Terra, foi destruído pelo Dead Moon Circus (o Circo da Lua da Morte), em busca do Cristal Dourado. Capturaram o seu corpo, mas sua alma fugiu em direção ao brilho do sonho mais puro, o de Chibiusa.
Graças ao Pégaso, Sailor Moon passa a não precisar mais da Taça Lunar para se transformar em Super Sailor Moon, e Sailor Chibi Moon também evolui para Super Sailor. Depois que a irmã e a namorada de Motoki e a mãe de Usagi são atacadas pelo Trio Amazonas, elas passam a não precisar mais da presença do Pégaso para se transformarem.
O Trio Amazonas ataca, entre outros, Naru, Rei, Minako, Ami e Makoto. Olho de Peixe ataca Darien disfarçado de garota e o beija, o que deixa Sailor Moon irritada com a ousadia "dela". Depois que Darien o rejeita, Olho de Peixe chora sob a chuva e é "encontrada" por Sailor Moon, que o dá abrigo.
Quando conversam, Usagi fala algo que remete ao discurso de Sailor Moon quando discutiu com ele, e isso o faz perceber que ambas são a mesma pessoa. Andando pela casa em busca de pistas, ele flagra Chibiusa conversando com o Pégaso, ficando perplexo.
Olho de Peixe conta a Zircônia, Olho de Águia e Olho de Tigre que já sabe quem é o dono do pégaso, mas Zircônia, cansada dos sucessivos fracassos dos subordinados, diz que essa é a última chance dos três, e revela que eles são três animais que foram magicamente transformados em "humanóides". Ela ameaça fazê-los voltar a forma original se não trouxerem o Pégaso, e os três se desesperam. Zircônia acredita que a dona do Pégaso é Usagi e manda que eles a ataquem. Olho de Peixe diz que não é ela, mas ela não acredita e os três a encurralam. Acreditando que Olho de Peixe apenas blefou, Zircônia permite que o Quarteto Amazonas (Palla Palla, Cere Cere, Jun Jun e Ves Ves) usem uma das "sombras"(um palhaço) para acabar com o trio.
Durante a batalha do Trio Amazonas contra o palhaço, este faz uma "espada" de baralho voar na direção deles, que se abaixam, e a espada atinge o espelho dos sonhos de Serena, estilhaçando-o.
Olho de Peixe lamenta o ocorrido, assim como seus dois companheiros, e eles decidem ajudar Usagi. Olho de Águia se sacrifica e morre por Olho de Peixe, e Olho de Tigre faz o espelho dos sonhos de Usagi se reconstituir.
O Pégaso reconhece o arrependimento do Trio e dá a eles o que mais queriam: Espelhos dos Sonhos, deixando que os três vivam num bosque, em forma de luzes.
O Quarteto Amazonas entra em ação e ataca a melhor amiga de Chibiusa. Elas utilizam suas bolas debilhar mágicas para ver os Espelhos dos Sonhos das pessoas. Mas cansada da infantilidade do Quarteto Amazonas, a rainha Neherenia(quem, o tempo inteiro, deu ordens a Zircônia) decide vir pessoalmente conquistar a Terra, derrotar as Sailors e pegar o Cristal Dourado. Para isso, ela começa a espalhar uma espécie de teia de aranha por Tóquio, causando um grande estrago não somente na cidade como em todo o planeta e a Darien(Mamoru),que é o guardião da Terra, o que atrai as Sailors para o lugar de onde elas saem: a tenda do circo. Lá elas encontram o Quarteto e revelam suas identidades para elas, que entram no picadeiro. Dentro, o Quarteto discute com Zircônia e esta as aprisiona. Nesse meio tempo, Helios é encontrado, mas Neherenia consegue pegar o Cristal Dourado. Ela mata Zircônia(sua contraparte "real", conseguindo assim sair do espelho onde estava trancafiada) ataca as Sailors e tenta usar o Cristal, mas vê que ele havia sido trocado por um pequeno abacaxi por Ves Ves, e esta o entrega para Sailor Moon.
Chibiusa pede ajuda para as pessoas de Tóquio para derrotar Neherenia e uma luz dourada sai do Cristal, destruindo as tendas. Sailor Moon desmaia e quando acorda, vê a rainha Neherenia sendo arrastada de volta à Lua Negra levando consigo Chibiusa. Por ter perdido os seus poderes, ela está velha e feia como Zircônia e conta sua história: quando menina, Neherenia viu seu futuro como uma velha e ficou horrorizada, pois o que mais valorizava era sua beleza. Desesperada, ela pergunta ao espelho como fazer para manter-se eternamente bela, ao que este lhe responde que ela deveria se alimentar dos Espelhos dos Sonhos das pessoas. Ela começa a matá-los para pegar-lhes os Espelhos e o faz até o último dos seus vassalos, quando descobre o Cristal Dourado. Agora como vingança contra Sailor Moon, por ter arruinado seus planos, ela joga Chibi Moon em direção ao abismo e volta para dentro do espelho, mas Sailor Moon só diz ter pena dela e se joga atrás de Chibi Moon, salvando-a com a ajuda de Pegasus. No dia seguinte, todas se despedem de Helios no parque, enquanto o Quarteto Amazonas as observa.

[editar]Sailor Stars

Sailor Moon - Sailor Stars Permitido para todas as idades i DJCTQ (Brasil)
As Navegantes da Lua (PT)
Sailor Moon - Temporada Final (BR)
Informação geral
FormatoSérie de desenho animado
GéneroGarotas Mágicas
Romance
Aventura
Sentai
Duração24 minutos
CriadorToei
País de origemJapão Japão
Idioma originaljaponês
Produção
Diretor(es)Kunihiko Ikuhara
Produtor(es)Munehisa Higuchi
Kenji Ota
ElencoKotono Mitsuishi
Toru Furuya
Keiko Han
Aya Hisakawa
Michi Tomizawa
Emi Shinohara
Rika Fukami
Yasuhiro Takato
Tema de abertura"Makenai! ~Sailor Star Song~" por Kae Hanazawa
Tema de
encerramento
"Kaze mo sora mo Itto..." por Arisa Mizuki (01 - 33)
"Moonlight Densetsu" por Moon Lips (34)
Exibição
Emissora de
televisão original
TV Asahi
Emissora(s) de
televisão lusófona(s)
Mostrar lista
Transmissão original09/03/1996- 08/02/1997
№ de temporadas1
№ de episódios34
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão
Hotaru e o professor Tomoe são surpreendidos pela chegada de Setsuna Meioh, que aparece para buscar a menina. Enquanto isso, as Sailors do sistema solar interno, juntamente com Mamoru, Luna e Artemis, estão se preparando para se despedir de Chibiusa e Diana. A rainha Neherenia, presa na Lua Negra após a luta contra Sailor Moon, é despertada por uma voz misteriosa, a qual lhe incita a quebrar seu próprio Espelho dos Sonhos para vingar-se. Os cacos do espelho quebrado se espalham e um deles cai no olho de Mamoru, amaldiçoando-o e fazendo com que este seja tomado pelas trevas. Esse mesmo espelho quebrado gera monstros de cristal que enfrentam Haruka, Michiru e Setsuna, que chega com Hotaru bebê nos braços. Quando ameaçada, esta transforma as demais em Super Senshis (super guerreiras) e cresce estranhamente.
Usagi estava muito preocupada com Mamoru, que não lhe telefonava ou falava mais, e resolve visitar ele. Chegando ao seu apartamento, ela e as outras Sailors são atacadas pelos mesmos monstros de cristal e Sailor Neptune, Uranus, Saturn e Pluto chegam para ajudá-las, transformando Sailor Moon em Eternal, sua última transformação. Mamoru é levado por Neherenia para o mundo dela e Usagi parte em busca dele apesar das advertências de suas amigas. As Sailors a seguem e acabam se separando em duplas sem querer: Mercury e Uranus, Mars e Neptune, Venus e Pluto, Chibimoon e Saturn. Usagi se perde numa ilusão de Neherenia, mas é defendida por Jupiter e consegue acordar após ver o brinco em formato de rosa da amiga cair e lembrar de Tuxedo Mask/Mamoru e que precisava salvá-lo. Todas são capturadas por Neherenia pouco a pouco, a não ser por Usagi, Chibi Moon e Saturn. Após alguma luta, na qual quase derrotam a vilã, as duas também são capturadas.
Usagi sozinha se recusa a lutar contra Neherenia, sentindo compaixão pela solidão dela. Impotente, Neherenia é salva por todas as Sailors e por Tuxedo Mask, ganhando uma segunda chance, para redimir-se.
Na escola de Usagi, Ami, Makoto e Minako chegam novos alunos, o grupo musical Treelights(Seiya, Taiki e Yaten Kou), na verdade, são as Sailor Starlightsdisfarçadas de rapazes procurando sua princesa, Kakyuu, por terem sido expulsas de seu planeta pela Sailor Galaxia. Além de assumirem formas masculinas, elas são obrigadas a aguentar o fanatismo das garotas, em especial o de Minako, disposta a tudo para ficar com um deles e assim alcançar o sucesso.
Seiya passa a fazer de tudo para chamar a atenção de Usagi, mas ela é a única das amigas a não dar muita importância ao trio de amigos nem fazer parte do fã-clube, sendo que até Rei passa a fazer constantes visitas à escola das amigas apenas para vê-los . Usagi se irrita cada vez mais com as investidas de Seiya por amor a Mamoru que foi aos EUA estudar e só volta em 1 ano, mas pouco a pouco começa a se sentir balançada já que seu amado não responde suas cartas. Ela nem imagina que ele foi atacado quando estava no avião por Sailor Galaxia, que roubou sua semente estelar, a semente estelar da Terra.
Sailor Galaxia manda uma de suas subordinadas, Sailor Iron Mouse, para que esta consiga as outras sementes estelares que a ajudarão a alcançar seu poder máximo e dominar toda a via-láctea. Iron Mouse passa a trabalhar na "Televisão Via-Láctea" e é fingindo ser uma agente que consegue encurralar suas vítimas, arrancar suas sementes e transformá-las em zumbis, de modo que estes lutem contra as Sailors. Depois de muitas tentativas fracassadas de encontrar uma das sementes estelares verdadeiras, Iron Mouse é morta por Galaxia, que arranca seus braceletes e consequentemente, sua vida.
Na rua aparece uma criança que segue a Usagi para todo o lado, e fica a morar na sua casa, juntamente com a família de Usagi; o nome dela é Chibichibi e ela é bastante meiga e inocente. Ao mesmo tempo, as Sailors comandadas por Galaxia, Lead Crow e Aluminum Siren, passam a trabalhar juntas no lugar de Iron Mouse para conseguir as sementes estelares.
Aluminum Siren descobre que Sailor Moon é Usagi Tsukino no mesmo dia em que Chibi Chibi misteriosamente se transforma em Sailor, para o encanto e surpresa de Usagi. Entretanto, Aluminum Siren é assassinada por Galaxia antes de contar a verdade, para a tristeza de sua amiga Lead Crow. Por outro lado, Tin Nyanko, outra das Sailors de Galaxia, está disposta a tudo para se dar bem e já trama uma forma de se livrar de Lead Crow.
Numa viagem de avião organizada pela gravadora dos Three Lights, todos se vêem forçados a se transformar na frente uns dos outros, e nisso, Usagi, Ami, Rei, Makoto e Minako descobrem as verdadeiras identidades de Seiya, Taiki e Yaten, que depois do ocorrido, não mais aparecem na escola. Chocadas com a descoberta, as garotas discutem o assunto, mas Usagi fica muito triste por estar longe de Seiya.
Após desabafar com Rei sobre a confusão que está passando, Usagi e Rei são atacadas por Lead Crow e Tin Nyanko e Usagi quase morre, mas Seiya se sacrifica para protegê-la e fica gravemente ferido. Sailor Star Healer(Yaten) e Sailor Star Maker(Taiki) ficam revoltadas com a atitude de Seiya e humilham Usagi, alegando que ela só causa problemas, o que causa a indignação de Ami, Rei, Makoto e Minako.
Então, as Sailors Urano, Netuno e Plutão aparecem para as Sailors Healer e Maker para dizer que também não querem Seiya e Usagi juntos, pois as Starlights são ameaças externas e sua missão é proteger a princesa da lua de ameaças como estas. Seiya tenta intervir, mas sem sucesso. A animosidade toma conta do relacionamento entre as Sailors do Sistema Solar e as Starlights.
Ami tenta contornar a situação indo falar com Taiki, mas este é frio e a deixa para lutar sozinha com um dos zumbis. Suas amigas aparecem para ajudá-la.
Seiya e Usagi continuam tentando uma reaproximação e quando todas as Sailors e o trio estão reunidos na escola, são surpreendidos por Lead Crow, que ao ler o diário de Aluminum Siren descobriu a identidade de Sailor Moon e exige que esta lhe dê sua semente estelar para que assim os problemas acabem. Star Fighter(Seiya), Mercury, Mars, Jupiter e Venus tentam impedir, mas Usagi se rende. Eis que surge Tin Nyanko, se volta contra Lead Crow e causa a sua morte, sugada pelo portal que usaria contra as Sailors.
Mais tarde, Chibi-Chibi, que tinha uma conexão misteriosa com a princesa dos Starlights, faz com que esta surja, causando apenas breves momentos de felicidade para o trio, pois Galaxia mata a princesa, assim como a já inútil Tin Nyanko, que estava sofrendo crises de personalidade, oscilando entre boa e má após perder um de seus braceletes. A guerra é declarada, as Starlights ficam arrasadas e Galaxia transmite-se em rede nacional, proclamando-se a soberana da Terra e da Via-Láctea.
Haruka, Michiru, Setsuna e Hotaru se unem a Usagi, Ami, Rei, Makoto, Minako, Luna e Artemis no templo Hikawa. Depois de traçar seus planos contra Galaxia, as 4 Sailors do Sistema Solar Externo vão na frente até o prédio da TV Via Láctea.
Sailor Moon, Mercury, Mars, Jupiter e Venus chegam depois e encontram um campo de força ao redor do prédio. Sailor ChibiChibi aparece e as teletransporta para dentro do prédio, onde elas encontram Galaxia frente a frente com as Starlights. Antes que possam atacar a vilã, Mercury, Mars, Jupiter e Venus são impiedosamente atingidas por um golpe de Galaxia e agonizam na frente de Usagi, que entra em desespero, assim como o trio. Galaxia tripudia em cima de Sailor Moon e revela que matou Mamoru para roubar sua semente estelar.
Desestabilizadas e se sentindo culpadas, as Starlights perdem toda a esperança de vitória e Sailor Moon não consegue lidar com a morte das amigas e de Mamoru. Saturn tenta fazer a fé das Starlights voltar e consola Sailor Moon, antes de ir com as outras Sailors até Galaxia.
Eis que Sailor Galaxia se revela como a responsável por acordar Neherenia. Seu objetivo ao fazê-lo era causar uma união entre as 9 Sailors e consequentemente, o despertar de Sailor Saturn, para que assim a semente estelar dela surgisse e ela pudesse roubá-la.
Saturn e Pluto ficam chocadas com a revelação e a maldade de Sailor Galaxia, enquanto Uranus e Neptune reconhecem a superioridade da inimiga e se ofecerem para ser suas novas servas, para que assim suas vidas sejam poupadas. Galaxia então as dá braceletes e as duas juntas matam Saturn e Pluto.
É nesse momento que Usagi, Chibi-Chibi e as Starlights aparecem. Usagi fica revoltada com a atitude desprezível de Uranus e Neptune e a luta se transfere para o meio da cidade.
Totalmente abalada pelas sucessivas mortes, Sailor Moon não tem forças para lutar e as Starlights é quem o fazem. Nisso, é revelada a verdadeira intenção de Haruka e Michiru: tirar a semente estelar de Galaxia, causando a morte desta. Como a única forma de arrancar a semente seria tendo braceletes, elas se ofereceram para servir Galaxia. No entanto, ao ir contra Galaxia, as duas se surpreendem ao descobrir que esta havia se livrado da própria semente estelar e sobrevivia graças ao Caos, uma força maligna que dominou a Via-Láctea no passado e ela, como uma Sailor nobre e altruísta encerrou em seu próprio corpo para salvar o universo da destruição, sendo sumariamente dominada por ele. A única coisa capaz de deter o Caos em Galaxia seria a luz da Esperança, a semente estelar de Galaxia, cujo paradeiro se desconhece.
Uranus e Neptune têm seus braceletes arrancados pela vilã e morrem frente a frente.
As Starlights partem com tudo para cima de Galaxia, que se mostra muito superior, mas acaba sendo ferida. Chibi-Chibi então revela que é a esperança que a lendária Sailor mandou para bem longe do Caos, ela estava o tempo todo esperando alguém que lutasse pelo amor e a justiça e a usasse com este propósito e encontrou esse alguém em Usagi.
Transformada em princesa, Usagi ganha asas e usa Chibi-Chibi(que se transformou em uma espada) para lutar contra Galaxia, que também desembainha uma espada para enfrentá-la. Sem se render, Galaxia está disposta a tudo para conseguir suas ambições, mas Usagi consegue dominar o Caos fazendo com que esta encontre seu verdadeiro eu e libere as sementes estelares que roubou. Galaxia se arrepende de seus atos, o Caos se dissipa e Usagi se vê nua, sozinha em meio às nuvens, lamentando que tantos tenham tido que morrer para que tudo voltasse ao normal.
É aí que ela se vê rodeada por Mamoru vestido como Endymion(com Chibi-Chibi nos braços) e Ami, Rei, Makoto, Minako, Michiru, Haruka, Setsuna e Hotaru em suas formas de Sailors. Chibi-Chibi se solta de Mamoru, se despede e some em meio às nuvens, sorrindo. Emocionada, Usagi se joga nos braços de Mamoru e chora, cumprimentando todas as suas amigas.
De volta à escola, as cinco amigas junto com Luna, Artemis e Mamoru, se despedem de Seiya, Taiki, Yaten e a princesa, que vão voltar ao seu planeta. Seiya pede a Darien que cuide de Usagi e esta diz que nunca esquecerá a amizade dele.
As Starlights voltam às suas formas habituais e se vão, como estrelas cadentes.
Longe dali, Haruka, Michiru, Setsuna e Hotaru estão no carro de Haruka, observando as estrelas. Hotaru faz um desejo e pergunta às outras o que elas pediram, mas Michiru diz que não há o que se desejar quando se está plenamente feliz.
Usagi pergunta a Darien se ele a ama e ele responde que seu amor por ela é maior que o Universo. Os dois se beijam sob o luar.


Info Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo (spoilers).

[editar]Personagens

[editar]Principais

Usagi Tsukino (em japonês月野 うさぎ Tsukino Usagi?); (Serena Tsukino no Brasil, Bunny Tsukino em Portugal)
A personagem principal da série, Serena/Bunny é uma estudante folgada, com um coração de ouro. Ela transforma-se em "Sailor Moon", guerreira que luta em nome do amor e da justiça. a lua em japonês é tsuki.serena passa a ser a gostar do mascarado fica logo corada quando ve ele
Mamoru Chiba (em japonês地場 衛 Chiba Mamoru?); (Darien Chiba no Brasil, Gonçalo Tiba em Portugal)
O namorado e verdadeiro amor de Usagi. Ele transforma-se em 'Tuxedo Kamen' (Mascarado em portugal e Tuxedo Mask no Brasil), e ajuda as sailors em seus combates. No mangá, possui muito mais importância.
Chibiusa (em japonêsちびうさ?); (Rini no Brasil, Chibiusa em Portugal)
Filha de Usagi e Mamoru no futuro. Ela transforma-se em "Sailor Chibimoon".
Ami Mizuno (em japonês水野 亜美 Mizuno Ami?); (Amy no Brasil, Ami Mizuno em Portugal)
A amiga mais inteligente de Usagi. Ela transforma-se em "Sailor Mercúrio", tem os poderes da água e sonha em ser médica, como sua mãe. a água é o penúltimo elemento da astrologia chinesa e mercúrio em nihongô é suisei e significa em português, o planeta da água ou a estrela da água
Rei Hino (em japonês火野 レイ Hino Rei?); (Rei no Brasil, Rita Hino em Portugal)
Uma sacerdotisa que estuda em uma escola particular só para meninas. Ela transforma-se em "Sailor Marte", com poderes de fogo. Muito forte, decidida e um pouco arrogante. Adora íncomodar Usagi, mas no fundo são boas amigas. o fogo é o primeiro elemento da astrologia chinesa, o planeta marte em nihongô é kasei e significa em português, o planeta do fogo ou a estrela de fogo
Makoto Kino (em japonês木野 まこと Kino Makoto?); (Lita no Brasil, Maria Quino em Portugal)
A mais alta e a mais conflituosa do grupo que mora sozinha, porque seus pais morreram em um acidente de avião. Ela transforma-se em "Sailor Júpiter", com poderes de trovão, luz, céu e árvore. É uma ótima cozinheira. a madeira é o último elemento da astrologia chinesa, o planeta júpiter em nihongô é mokusei e significa em português, o planeta da madeira, estrela da madeira ou planeta da planta.
Minako Aino (em japonês愛野 美奈子 Aino Minako?); (Mina no Brasil, Joana Lima em Portugal)
Ela agia por conta própria como "Sailor V" antes de juntar-se às outras guerreiras Sailor. Ela transforma-se em "Sailor Vênus", guerreira do amor e da beleza. Junto dela está o guardião Artemis. Ela Usa poderes metálicos e de luz. o metal é o terceiro elemento da astrologia chinesa, o planeta vênus em japonês é kinsei e significa em português, planeta metálico ou a estrela metálica

[editar]Coadjuvantes, figurantes ou atuantes

Setsuna Meiou (em japonês冥王 せつな Meiou Setsuna?); (Setsuna no Brasil, Suzana Melo em Portugal)
Ela parece de forma discreta ajudando Chibiusa a voltar para o passado e encontrar Sailor Moon, mas depois ela aparece com Michiru Kaioh e Haruka Tenoh, com seu talismã usado para salvar a Terra. Ela transforma-se em "Sailor Plutão", guerreira da Porta do Tempo. Trista Usa poderes do tempo.o planeta plutão em nihongô é meiousei e significa em português, o planeta do mundo e dos mortos.
Michiru Kaiou (em japonês海王 みちる Kaiou Michiru?); (Michiru no Brasil, Mariana Kaioh em portugal)
Ela é inteligente, bonita, elegante, muito feminina, culta e bem-educada, ela é para os outros, uma mulher perfeita. Ela toca violino, piano e pinta quadros, tendo inclusive um chamado "Espaço" em um museu.Estuda em um dos colégios mais difíceis de Tóquio, o Mugen High School, onde só estudam as pessoas mais inteligentes e ricas do país. Como Sailor, no entanto, deixa a postura de boa moça de lado e põe-se a lutar. Simpatiza muito com Mamoru. Ela transforma-se em "Sailor Netuno", guerreira dos Mares. Michelle Usa Poderes dos mares, diferentes da emi. o planeta netuno em nihongô é kaiousei e significa em português, o planeta dos mares.
Haruka Tenou (em japonês天王 はるか Tenou Haruka?); (Haruka no Brasil e Portugal)
Ela é uma esportista nata. Aficcionada principalmente por carros esporte e corridas, seu espírito é o de competição.Além disso, ama Michiru, mas o romance delas não é vulgar, elas se protegem e ajudam uma à outra, além de dividirem a mesma cama. Haruka também é bem mulherenga, ela chega a paquerar uma enfermeira, mesmo que doente, enquanto Michiru assistia uma apresentação artística, por sorte, Michiru chega segundos antes de Haruka puxar a enfermeira, que estava curtindo o assédio, e explicou que apesar de Haruka parecer muito um homem é, na verdade, uma mulher com preferência sexual por mulheres. O adultério não ocorreu.Ela Transforma-se em "Sailor Urano", guerreira do céu e da transformação. Ela Usa Poderes diferentes da lita. o planeta urano em nihongô é tenousei e significa em português, o planeta dos céus e das transformações
Hotaru Tomoe (em japonês土萠 ほたる Tomoe Hotaru?); (Hotaru no Brasil, Octávia Tomoe em Portugal)
Ela é uma menina tímida e ensimesmada. Não tem amigos, pois teve problemas na escola em que estuda a Mugen High Scholl. Hotaru é muito fraca fisicamente e é comum que sofra desmaios e perdas de memória. A sua primeira amiga de verdade é ChibiUsa e só muito mais tarde se torna amiga das outras sailors, sendo que fica mais próxima de Sailor Plutão, Sailor Neptuno e Sailor Urano. Ela transforma-se em "Sailor Saturno", guerreira da criação e da destruição.A Rini ou Haruka São Amigas de Hotaru. Ela usa poderes das destruições.a terra é o segundo elemento da astrologia chinesa, o planeta terra em japonês é Chikyuu e significa em português, o planeta de todos nós ou planeta de outros seres vivos.

[editar]Personagens secundários

  • Setsuna Meiō (Setsuna Meioh no Brasil, Susana Melo em Portugal) — Ela é a guardiã do Portal do Tempo. a Rainha Serenity deu-lhe essa missão e ela cumpre-a desde pequena. Essa é a razão de toda a sua tristeza e timidez. Ela transforma-se em Sailor Plutão, utilizando os poderes do tempo. Possui um dos três talismãs (garnet orb), que quando invocados reencarnam o escolhido do mal (Sailor Saturno). Possui também o Cetro de Granada, que serve para atacar, utilizando o seu talismã e também serve para abrir e fechar o Portão do Tempo.
  • Michiru Kaiō (Michiru Kaioh no Brasil, Mariana Caio em Portugal) — É uma violinista renomada e excelente nadadora, mas possui outras inúmeras qualidades. Aparece junto de Haruka no início da Fase S. Transforma-se em Sailor Neptuno, usando o poder do mar. Michiru possui um dos três talismãs, um espelho, que pode sentir a presença de inimigos e também para atacar. Ela tem um romance com Haruka, sendo, as duas, um dos casais homossexuais (incluindo casais lésbicas e gays) mais conhecidas do animes. Em alguns países, como Estados Unidos, o relacionamento das duas é censurado.
  • Haruka Ten'ō (Haruka Tenoh no Brasil, Haruka Teno em Portugal) — Ela estuda na mesma escola de Michiru e há polêmica sobre seu caso com ela. Ela é uma ótima pianista e faz competições automobilísticas. Transforma-se em Sailor Urano, com base nos poderes dos céus. Haruka possui um dos três talismãs, uma espada muito poderosa. Ela tem um romance com Michiru, sendo, as duas, um dos casais homossexuais (incluindo casais lésbicas e gays) mais conhecidos do animes. Em alguns países, como Estados Unidos, o relacionamento das duas é censurado.
  • Hotaru Tomoe (Hotaru Tomoe no Brasil, Octávia Tomoe em Portugal) — No início, Hotaru tinha saúde muito fraca e nenhum amigo, por causa de seu poder anormal de cura. É uma das mais jovens guerreiras junto com Sailor Chibi Moon, de quem é, aliás, grande amiga. Dentro de si ocultava um espírito maligno, que se tornou vilão da fase S. Se transforma em Sailor Saturno, com base nos poderes da devastação e trevas.

[editar]Gatos

  • Luna (Sailor Moon) (Luna ou Lua) — É a primeira dos três gatos guardiões a aparecer. É ela que dá o alfinete de transformação a Sailor Moon e as canetas de transformação a sailor Mercurio, Marte e Jupiter. Ela tem um papel muito importante, pois é ela que muitas das vezes detecta a presença de inimigos. Junto com Ami, ela faz pesquisas e conhece o passado da época do Milenino Prateado. Originalmente, Luna é uma gata, mas na versão de Portugal é reconhecida como um gato.
  • Ártemis (Ártemisa) — É o segundo gato a aparecer (em Portugal, Ártemis é uma gata). Ele surge no episódio 33 em companhia de Sailor Venus. Foi ele que lhe deu a caneta de transformação. Sua função é a de guiar Luna na formação das outras guerreiras e ajudar Luna a encontrar informações sobre os inimigos.
  • Diana — É a filha de Luna e Ártemis. No mangá ela aparece quando as guerreiras vão ao futuro, mas no anime ela surge antes da quarta temporada. Ela é a gata de Chibiusa e vai com ela para todo o lado.

[editar]Dubladores

[editar]Japonês

  • Usagi Tsukino/Sailor Moon/Princess Serenity/Neo-Queen Serenity/ChibiChibi/Sailor Chibi Chibi Moon — Kotono Mitsuishi (eps 1-43; 51-200) e Kae Araki (eps 44-50 - Usagi/Moon)
  • Ami Mizuno/Sailor Mercury - Aya Hisakawa
  • Rei Hino/Sailor Mars - Michie Tomizawa
  • Makoto Kino/Sailor Jupiter - Emi Shinohara
  • Minako Aino/Sailor Venus/Reika Nishimura - Rica Fukami
  • Haruka Tenoh/Sailor Uranus - Megumi Ogata
  • Michiru Kaioh/Sailor Neptune - Masako Katsuki
  • Setsuna Meioh/Sailor Pluto/Haruna Sakurada/Shingo Tsukino - Chiyoko Kawashima
  • Hotaru Tomoe/Sailor Saturn/Mistress 9 - Yuko Minaguchi
  • Chibiusa/Sailor Chibi Moon/Black Lady - Kae Araki
  • Mamoru Chiba/Tuxedo Mask/Prince Endymion/Moonlight Knight/King Endymion - Toru Furuya
  • Luna/Queen Beryl - Keiko Han
  • Artemis - Kappei Yamaguchi
  • Diana - Kumiko Nishihara
  • Helios/Pegasus - Taiki Matsuno
  • Naru Osaka - Shino Kakinuma
  • Gurio Umino - Keiichi Nanba
  • Ikuko Tsukino - Sanae Takagi
  • Kenji Tsukino - Yuji Machi
  • Motoki Furuhata - Hiroyuki Sato
  • Unazuki Furuhata - Miyako Endo

[editar]Brasileiros

Nome traduzido (Nome original) — Dublagem Gota Mágica, Dublagem BKS

[editar]Portugueses

Nome traduzido (Nome original) - Seiyuu

[editar]Jogos de Sailor Moon

Foram lançados aproximadamente 20 jogos de vídeo game para a série Sailor Moon (incluindo fangames), entre eles:
  1. Bishoujo Senshi Sailor Moon (Angel) 1993 (Super Nintendo, Game Boy e Mega Drive)
  2. Bishoujo Senshi Sailor Moon R (Angel) 1994 (Super Nintendo e Game Boy)
  3. Bishoujo Senshi Sailormoon S - Jougai Rantou!? Shuyaku Soudatsusen (Angel) 1994 (Super Nintendo)
  4. Pretty Soldier Sailor Moon (Gazelle/Banpresto) 1995 (Arcades)
  5. Pretty Soldier Sailor Moon: Another Story (Angel) 1995 (Super Nintendo)
  6. Quiz Bishoujo Senshi Sailor Moon (Gazelle/Banpresto) 1997 (Arcades)
  7. Panic in Nakayoshi Land (Angel) 1994 (Super Nintendo)
  8. Bishoujo Senshi Sailormoon S - Kondo wa Puzzle de Oshioki yo! (Bandai) 1995 (Super Nintendo)
  9. Sailor Moon S - Kurukurin (Angel) 1994 (Super Nintendo)
  10. Bishoujo Senshi Sailormoon Super S - Zenin Sanka!! Shuyaku Soudatsusen (Bandai) 1995 (Super Nintendo)
  11. Sailor Moon Super S (Bandai) 1995 (Sega Saturn e Sony Playstation)
  12. Bishoujo Senshi Sailormoon Sailor Stars - Fuwa Fuwa Panic 2 (Bandai/Angel) 1996 (Super Nintendo)
  13. The 3D Adventures of Sailor Moon (Bandai) 1997 (PC/CD)
  14. Sailor Moon Plus (Fangame) 2007 (PC)
  15. Sailor Moon R Plus (Fangame) 2008 (PC)
  16. Codename: Sailor V (Fangame) 2010 (PC)
  17. Sailor Moon: La Luna Splende (Bandai Namco) 2011 (Nintendo DS)

[editar]Adaptações Ocidentais

As adaptações ocidentais fizeram com que Sailor Moon se tornasse o primeiro anime shojo de maior sucesso na América. A Dic Entertainment comprou os direitos das duas primeiras temporadas de Sailor Moon, com algumas alterações: seis episódios foram cortados e dois foram transformados em um especial. Os cortes foram feitos para colocarem mais intervalos comerciais, com o objetivo de eliminar cenas que não são adequadas para o público infantil, e inserindo esquetes educacionais chamado de “Sailor Says”, ao final dos episódios.
As adaptações americanas para Sailor Moon S e Super S foram feitas pela Optimum Productions, em parceria com a Cloverway, ficando próximas à sua versão original, censurando apenas a relação homossexual entre Haruka e Michiru.
A última temporada, Sailor Moon Stars, nunca ganhou uma versão americana (é a temporada mais tensa de todas), mas para a nossa felicidade, foi exibido aqui no Brasil, apenas no Cartoon Network em 2002. Todas as séries de Sailor Moon saíram do ar em 2004 nos países de língua inglesa, devido aos direitos autorais, que colocaram as Guerreiras da Lua em estado de hibernação por cinco anos. Em 2009, com o relançamento da série, o mangá será relançado pela Mix Entertainment em uma versão Deluxe, assim como as séries de TV. Aqui no Brasil, a primeira temporada do anime é exibido atualmente na Rede Brasil de Televisão por volta das 09h00min da manhã, no bloco “Sessão Animada”, para a alegria dos fãs saudosistas, e também dos novos fãs. Os pontos positivos são que a dublagem da Gota Mágica foram mantidas (mesmo que as masters que ficaram no arquivos da Rede Manchete estejam perdidas), algumas vezes com a abertura original.

[editar]Trilhas Sonora/OST

Inúmeras pessoas compuseram músicas para as temporadas de Sailor Moon, com frequentes colaborações da criadora Naoko TakeuchiTakanori Arisawa que ganhou em 1993 o “Golden Disk Grand Prize” pela Sony Music pelo seu trabalho na OST da 1ª temporada, foi o responsável pelas OSTs de todas as cinco temporadas do anime, além dos spinoffs, jogos, e dos filmes. Em 19982000 e 2001, ele venceu o JASRAC International Award pelos royalties internacionais, devido à grande popularidade das OSTs de Sailor Moon, pelo mundo afora.
A maior parte da série teve como tema de abertura a música “Moonlight Densetsu” (traduzido como “A Lenda do Luar”), composta por Tetsuya Komoro e escrita por Kanako Oda. Foi uma das músicas mais populares na série e foi interpretada por DALI (nas duas primeiras temporadas) e mais tarde, por Moon Lips (nas fases S e Super S). Na última temporada, foi executado o tema de abertura “Makenai! Sailor Star Song”, escrito por Shoki Araki e letra de Naoko Takeuchi, interpretada por Kae Hanazawa. “Moonlight Densetsu” fez sua última aparição no encerramento do episódio final (200).
“Moonlight Densetsu” foi regravado e remixado por vários artistas como Osaka PopstarNana Kitade,Nozomi Tsuji e Keys of The Light. Acredita-se que a música foi inspirada em “Sayonara wa Dance no Ato ni”, interpretada por Chieko Baisho na década de 1960. É uma música romântica e empolgante que descreve o relacionamento entre Serena e Darien. Foi lançado em Março de 1992 e se tornou o hit da época, alcançando o topo da Oricon, vencendo o primeiro lugar na categoria “Melhor Canção” no Anime Grand Prix.
No Japão, mais de 40 álbuns foram lançados (incluindo singles com os personagens da série), incluindo os do Live Action e os Villain Collections. Aqui vai uma lista com todas as aberturas e os encerramentos de todas as séries.
Temas de Abertura
  1. “Moonlight Densetsu” por Dali (01-89)
  2. “Moonlight Densetsu” por Moon Lips (90-166)
  3. “Makenai! ~Sailor Star Song~” por Kae Hanazawa (167-200)
  4. “Kirari * Sailor Dream!” por Nanami Yumihara (PGSM, 01-48)
  5. “Here We Go! ~Shinjiru Chikara~” por Miyuu Sawai (PGSM, Special Act)
Temas de Enceramento
  1. “Herat Moving” por Misae Takamatsu (01-26)
  2. “Princess Moon” por Ushiyo Hashimoto (27-46)
  3. “Otome no Policy” por Yoko Ishida (47-89)
  4. “Tuxedo Mirage” por Peach Hips (90-127)
  5. “Watashi-tachi ni Naritakute” por Miwako Fujitani (128-140)
  6. “Raishiku Imashiko” por Meu (141-166)
  7. “Kaze mo Sora mo Itto...” por Arisa Mizuki (167-199)
  8. “Moonlight Densetsu” por Moon Lips (200 – Episódio Final)
  9. “Moon Revenge” por Peach Hips (Filme do R)
  10. “Friend” por Pretty Guardian Sailor Moon Cast (PGSM, Episódio Final)
  11. “Kirari * Sailor Dream!” por Nanami Yumihara (PGSM, Special Act e Act Zero)
Trilha Sonora: Takanori Arisawa (Anime) e Michiru Oshima (PGSM)

[editar]A Receptividade de Sailor Moon

O mangá ganhou o Kodansha Manga Award de 1993 na categoria Shojo.
Originalmente planejado para durar seis meses, Sailor Moon continuou no ar devido ao grande sucesso, durando cinco anos. No Japão, foi exibido na TV Asahi nas noites de sábado, no prime time, conseguindo uma audiência de 11-12%. A franquia alcançou US$ 1,5 bilhão em merchandising durante os três primeiros anos. Dez anos após o término do anime, entrou para a lista dos 30 melhores animes da TV feito pela TV Asahi em 2005 e 2006. Com isso, Sailor Moon se tornou bastante popular pelo mundo afora.
Em dezembro de 1993, Espanha e França são os primeiros países a exibirem o anime, para depois seguirem para Austrália, Coreia do Sul, Filipinas, Itália, peru, Brasil, Suécia e Hong Kong e Estados Unidos. Aqui no Brasil o anime já foi ao ar pela Rede MancheteRede RecordCartoon Network, e atualmente, é exibido pela Rede Brasil de Televisão dentro do bloco “Sessão Animada” por volta das 09h00min da manhã.
O escritor Nicolas Penedo atribui o sucesso de Sailor Moon à fusão dos estilos ShojoGarotas MágicasSuper Sentai. Sailor Moon também se tornou popular ao estilo “Ação com cenas de luta e resgate” e também pelo “Enfoque com os sentimentos e relacionamentos”, incluindo o romance entre Serena e Darien (predominante durante toda a série).
Mas nem tudo são flores. Nos EUA, as fases “Sailor Moon S” e “Sailor Moon Super S” foram ao ar apenas no Cartoon Network, e a temporada final, “Sailor Stars”, foi censurada. Em 1997, devido à censura de vários animes japoneses na Coreia do Sul, Sailor Moon estreou na KBS 2 conseguindo um enorme sucesso.
Sailor Moon desenvolveu um termo muito comum entre seus fãs, os chamados “Moonies”. Os fãs usam muito a Internet para conhecer mais sobre o anime, mangá e o Live Action, e até organizaram campanhas como “Queremos Sailor Moon”, realizado em 2009 pelo SOS Sailor Moon Project, para trazer o anime de volta à TV Brasileira, em razão do relançamento mundial. Em 2004, mais de 3.400.000 páginas falaram sobre o anime em todo o mundo.

[editar]Sailor Moon: O Retorno

Em 2009, depois de 5 anos, a Toei começou as negociações para o relançamento mundial de Sailor Moon. A reestreia oficial aconteceu em 01 de Setembro, no Animax do Japão, e depois se seguiu para o resto do mundo. A Itália foi o 1º país (sem contar o Japão) a reexibir o anime. Depois, o relançamento seguiu para a Albânia, México, Peru, Portugal e alguns países da América Latina. A versão norte-americana foi re-licensiada, esta vez, nas mãos da Funimation, detentora dos direitos de Dragon Ball Kaino ocidente. No Brasil, estão em andamento as negociações para o lançamento de Sailor Moon S em DVD, pela CD&DVD Factory. “Sailor Moon: La Luna Splende” acaba de sair em lançamento europeu para o Nintendo DS.

[editar]Avanço da Série

1991
  • É publicado o primeiro dos 3 volumes de Codename: Sailor V, pela Kodansha. Devido ao sucesso, a Toei pediu para que Naoko Takeuchi criasse uma nova série, que se transformaria em um sucesso estrondoso.
1992
  • Em 07 de Março de 1992, estreia o anime “Bishojo Senshi Sailor Moon”, na TV Asahi.
  • A música de abertura “Moonlight Densetsu” estreia em 1º lugar na Oricon.
  • Primeiro jogo da série é lançado para o Super Nintendo.
  • Primeiro volume do mangá é publicado no Japão.
1993
  • Devido ao grande sucesso, em 06 de Março estreia “Sailor Moon R” na TV Asahi. É a segunda temporada do anime focado no arco de Black Moon.
  • Sailor Moon conquista o 14º Anime Grand Prix da Animage.
  • Estreia o primeiro musical da série Sera Myu, com Anza Ooyama interpretando a Usagi/Moon.
  • É lançado nos cinemas o filme de Sailor Moon R, “A Promessa da Rosa”.
1994
  • Em 19 de Março, estreia “Sailor Moon S”, terceira temporada do anime, pela TV Asahi.
  • São lançados novos jogos para Super Nintendo e Mega Drive
  • É lançado nos cinemas o filme de Sailor Moon S, “Corações de Gelo”.
1995
  • No dia 04 de Março a fase “Sailor Moon Super S”, quarta temporada do anime, estreia na TV Asahi.
  • É lançado nos cinemas o filme da fase SS, “O Amante da Princesa Kaguya”.
  • Novos jogos são lançados para Super Nintendo e Playstation.
  • No final do ano, os 13 primeiros volumes venderam 1 milhão de cópias, e o mangá e exportado para outros países, incluindo China, México, Austrália, parte da Europa e Estados Unidos.
1996
  • “Sailor Stars”, última temporada do anime, estreia em 09 e Março na TV Asahi.
  • No Brasil, Sailor Moon estreia na Rede Manchete em 06 de Maio e vira assunto em várias revistas da época. Apenas os seis primeiros episódios (dos 46) foram lançados em VHS pela Flashstar.
1997
  • Em 08 de Fevereiro, a TV Asahi exibe o último episódio de Sailor Moon.
  • É publicado no Japão o último dos 18 volumes do mangá original.
  • A revista “Herói Gold” publica em 4 partes, o guia de episódios da 1ª temporada de Sailor Moon, às vésperas de encerrar sua exibição na Rede Manchete.
  • É lançado para PC o jogo “The 3D Adventures of Sailor Moon”, único jogo da série a ser lançado fora do Japão.
1999
  • Sailor Moon é destaque da revista Anime>DO Especial Nº01.
2000
  • Sailor Moon R estreia em 01 de Novembro pelo Cartoon Network, às 16h.
  • É assunto em destaque da revista “Herói 2000” no mês de Novembro.
  • Miyuki Kanbe passa a interpretar Usagi/Moon no Sera Myu.
  • Episódio 17 de Excel Saga faz referências ao anime Sailor Moon.
2001
  • Marina Kuroki passa a interpretar Usagi/Moon no Sera Myu.
  • Sailor Moon R estreia na Rede Record em 27 de Agosto. Os nove primeiros episódios são lançados em DVD pela Flashstar.
  • Sailor Moon é assunto em destaque das revistas Disney Explora e Recreio.
  • As fases Sailor Moon S e Sailor Moon Super S são exibidas no Cartoon Network.
  • Começam os lançamentos das cinco temporadas de Sailor Moon no Japão, em DVD.
2002
  • 10º Aniversário de Sailor Moon.
  • Cartoon Network inicia a exibição da fase “Sailor Stars” no início de Março. Em 23 de Abril, é exibido o último capítulo da série.
  • Rede Record volta a exibir Sailor Moon R, desta vez no programa “Desenho Mania” (com alguns cortes nos episódios).
2003
  • Definido o elenco para PGSM.
  • Pretty Guardian Sailor Moon estreia na TBS do Japão, em 04 de Outubro, às 07h30. Miyuu Sawai interpreta Usagi/Moon nesta série.
  • São lançados o CD single com a música “Kirari * Sailor Dream!” (Abertura da série) e o DJ Moon 1.
  • Lançamento da versão Deluxe do mangá de Sailor Moon.
2004
  • Estreia o último musical da série Sera Myu.
  • São lançados novas OSTs de PGSM.
  • Elenco de PGSM grava show em 02 de Maio no Yomiuri Hall, para o DVD “Kirari Super Live”.
  • É lançado o CD “Dear, My Friend”, com as músicas do Live Action.
  • Último capítulo de PGSM é exibido na TBS, em 25 de Setembro.
  • É lançado em DVD “PGSM Special Act”.
2005
  • “PGSM Act Zero” é lançado em DVD no Japão.
  • Mangás em flash começam a serem publicados no Sailormoon Channel.
  • Sailor Moon é assunto em destaque na revista Neo Tokyo Nº07.
2007
  • O projeto “Destiny revival” lança para download o jogo Sailor Moon Plus, remake do primeiro jogo da série lançado para Super Nintendo e Mega Drive, utilizando a mesma engine de Beats of Rage.
  • Toru Furuya visita o Brasil e participa do Animecon 2007.
2008
  • Morre Miyuki Kanbe, 3ª atriz a interpretar a Usagi/Moon no musical Sera Myu.
  • Sailor Moon R Plus, remake do segundo jogo da série, é disponibilizado pra download pelo “Destiny Revival”
  • O site SOS Sailor Moon Project inicia uma campanha chamada “Queremos Sailor Moon”, que tem como objetivo, trazer o anime de volta ao Brasil, às vésperas do relançamento mundial.
2009 - 2011
  • Anunciado o relançamento mundial de Sailor Moon.
  • Reestreia do anime no Animax japonês, em 01 de Setembro de 2009. É Relançado em DVD em versão Deluxe.
  • É disponível para download na internet o fangame “Codename Sailor V”, jogo inédito produzido pela equipe do Destiny Revival, baseado no mangá homônimo surgido um ano antes de Sailor Moon (além do Act Zero, do PGSM).
  • A banda Headphones President (da qual Anza é vocalista), se apresenta no Brasil.
  • O anime reestreia na Itália, Albânia, Hong Kong e vários países da América Latina.
  • Durante seu programa “Papo com o Machado” (transmitido na internet pela TV Capricórnio), o dublador Nelson Machado responde uma pergunta do internauta dizendo que o anime de Sailor Moon não seria redublado. A dublagem feita pela BKS será mantida na versão em DVD de Sailor Moon S, por decisão da Naoko Takeuchi.
  • Reestreia do anime no Brasil, pela Rede Brasil de Televisão, em Novembro de 2010.
  • Sailor Moon é destaque no jornal Folha de São Paulo.
  • Em 15 de Março de 2011, é publicado no Sailormoon Channel, o capítulo final do mangá em flash.
  • Novos produtos da franquia Sailor Moon são lançados na Itália.
  • É lançado “Sailor Moon: La Luna Splende” para o console Nintendo DS.
  • Lançamento de Sailor Moon S em DVD pela CD&DVD Factory.
  • Relançamento do mangá nos EUA, previsto para Setembro de 2011.

[editar]Curiosidades sobre a Série

  • O CD single com a música "Moonlight Densetsu" ficou em primeiro lugar na Oricon na época de seu lançamento. A música (que se tornou antológica) foi composta por Kanako Oda e Tetsuya Komoro. Ao longo dos anos, ganhou versões interpretadas por Moon Lips e Animetal. No Brasil, a música ganhou uma versão da banda Keys of the Light. Foi também o tema de encerramento do último episódio (200) do anime.
  • No episódio 17 de "Excel Saga", a personagem Excel cita o famoso bordão "Tsuki ni kawatte oshokyou" (Em nome da Lua, vou castigar-te!) em alusão à personagem Sailor Moon. Ambas foram dubladas por Kotono Mitsuishi (seiyuu de Serena), que canta o segundo encerramento da fase Classic, "Princess Moon".
  • "Sailor Moon: La Luna Splende" (Jogo lançado para o console Nintendo DS) será o primeiro jogo da franquia desde 1997.
  • Quando "Pretty Guardian Sailor Moon" estreou no japão (em 2003), a atriz Myuu Sawai tinha apenas 15 anos.
  • Em abril de 2006, o portal SailorMoon Channel começou a disponibilizar os mangás em flash com os 52 atos clássicos do mangá. O último capítulo do mangá em flash foi disponibilizado em 15 de março de 2011.
  • A atriz e cantora Miyuki Kanbe (que foi a terceira atriz a interpretar a Usagi no SeraMyu) faleceu em18 de Junho de 2008.
  • Anza Ooyama (que foi a primeira atriz a interpretar a Usagi no SeraMyu) foi a que fez mais apresentações no musical. Atualmente é vocalista da banda Headphones President.
  • Em Dezembro de 2010, o canal SIC fez um programa da tarde especialmente dedicado a animes e desenhos animados. A cantora Vanessa interpretou o genérico "Luna Luna" por nós tão conhecido.
  • Em 2010, durante uma reportagem sobre Cosplay no programa "Tudo é Possivel" (da TV Record), foram mostrados imagens do anime "Sailor Moon", assim como cosplayers das personagens. A Record estreou a fase R em 27 de agosto de 2001 e ficou no ar até 05 de dezembro de 2004. Em 2005, dois episódios de Sailor Moon R foram exibidos como "tapa-buraco" na programação.
  • A atriz/modelo Karina Bacchi (vencedora do reality "A Fazenda 2") vestiu-se como a personagem Sailor Uranus, durante uma reportagem sobre cosplay no segmento "Um Baque com Karina". O sketch foi ao ar no programa "Domingo Espetacular" no dia 15 de junho de 2008.
  • O episódio 45, "As Guerreiras Sailor morrem num trágico combate", da fase Classic (considerado por muitos fãs como um dos episódios mais tristes do anime) também é considerado um dos melhores de todo o anime. Na versão americana, os episódios 45 e 46 foram editados e condensados em um episódio só, para não deixarem os fãs muito chocados.
  • Na fase Classic, alguns episódios são compostos por fillers (para que a autora continuasse seu manga sem deixar que o anime fosse interrompido). O episódio 09 (da fase Classic) é um exemplo. Além disso, a saga de Ail e Ann não aparece no mangá (exclusivo do Anime da fase R).
  • A música "La Soldier", do SeraMyu, é a mais marcante de todos os musicais. Foi executada no episódio 88, "A Batalha Final" (Fase R) durante um emocionante duelo contra Wiseman.
  • Em 2009, Naoko Takeuchi deu autorização para o relançamento da série em todo o mundo. Em Setembro do mesmo ano, estreia no Animax japonês. Em 2010, foi a vez do anime ser relançado na Itália e em seguida, seguiu para o resto do mundo. A 7 de Março de 2011 pelas 13 horas o Canal Panda (português) começou a re-emitir a série. Espera-se que todas as temporadas sejam emitidas por completo.
  • O mangá de Sailor Moon nunca foi publicado oficialmente no Brasil, mas, em 1996 foram lançadas revistas com histórias inspiradas no anime.
  • Sailor Moon foi assunto de capa na revista NeoTokyo Nº 07 (Julho de 2006) e em inúmeras edições da Anime>DO, principalmente a "Anime>DO Especial" Nº01, com uma edição totalmente voltada ao anime com fichas dos personagens e resumo de todas as cinco temporadas.
  • No anime, o logotipo da TV Asahi aparece nos episódios 07 (Classic) e 48 (R). É uma referência direta à emisora japonesa que exibiu o anime de Sailor Moon e várias séries de successo no brasil como "Esquadrão Relâmpago Changeman" e "Cavaleiros do Zodíaco".
  • Yoko Ishida também participou na banda sonora de Sailor Moon (na fase R) ao cantar as músicas "Otome no Policy" (encerramento do R) e "Ai no Senshi" (insert song). Ela esteve no Brasil em 2007 no Anime Friends, onde cantou "Moonlight Densetsu" e "Otome no Policy".
  • "Tuxedo Mirage" (encerramento do S) foi escrita pela própria Naoko Takeuchi e é cantada pelas seiyuus das Inner Senshi.
  • O final do anime é diferente do mangá. O anime termina com Usagi e Mamoru dando um beijo ao luar. No mangá, Usagi e Mamori casam-se. A cena do casamento aparece na série Pretty Guardian Sailor Moon (Special Act).
  • A versão americana (produzida pela DIC) sofreu vários cortes. No episódio 02 (que não foi exibido nos EUA), Umino (possuído pela carta amaldiçoada) levanta o vestido da professora Haruna que chora dizendo que agora não se pode casar. As alterações da versão americana adequaram-se ao público infantil.
  • Todos os jogos da série lançados para o Super Nintendo foram relançados no Japão, através da Wii.
  • A música “Friend” (Encerramento do último episódio do Live Action) é interpretada pelas atrizes de PGSM. Foi lançada em Maio de 2004 no álbum “Dear, My Friend”.
  • No episódio 44 (Fase Classic), as Sailor Senshi descobrem seu passado numa outra época. A Rainha Peryl destruiu o Milénio Prateado e para salvar a vida das Sailor Senshi, a Rainha Serenidade deu a sua vida para eliminar o mal e permitir que elas reencarnassem na Terra. Outras revelações sobre as guerreiras podem ser desvendadas em vários episódios, entre eles o 34 (também do Classic), onde Mamoru conta sua triste história (os seus pais morreram quando ele tinha 6 anos).
  • A mãe de Usagi, Ikuko Tsukino, é uma homenagem à mãe de Naoko Takeuchi.
  • A música “C´est La Vie” (do Live Action) é uma referência direta à Sailor V, já que ao citar o nome da música, também se pronuncia o nome da personagem que surgiu antes de Sailor Moon. Foi interpretada por Ayaka Komatsu (Minako Aino).
  • Zoisite tinha voz de homem (mas com aparência de mulher) na série original. Em algumas dobragens ocidentais passou a ser dobrado por uma mulher. Na dobragem brasileira, Zoisite foi dobrado por uma mulher, no entanto na dobragem portuguesa Zoisite permaneceu homem.
  • Os nomes dos membros da Lua Negra (Fase R) foram inspirados em pedras preciosas. São eles: Rubeus (Rubi), Saphiro (Safira), Prince Diamond (Diamante) e Princess Emerald (Esmeralda). Cooan, Beruche, Karaberas e Petz são respectivamente as adversárias de Jupiter, Mercury, Venus e Mars. Todas foram restauradas pelo Cristal Prateado da Sailor Moon.
  • Os mangás de Sailor Moon serão relançados nos EUA, na sua versão definitiva deluxe, iguais aos italianos e japoneses (edição de 2003). A primeira edição americana foi lançada pela Mixx Entertainment, no final dos anos 90. Não só Sailor Moon será publicado, mas também o mangá de Sailor-V, que é inédito no país. O lançamento está previsto para Setembro de 2011.
  • Nos primeiros 8 episódios, Darien e Tuxedo Mask são feitos por dois atores diferentes, por que a equipe de dublagem não sabia quem era ele. O erro só foi contornado no episódio 09.
  • O ataque “Moon Princess Halation” teve 9 adaptações diferentes na dublagem da BKS.
  • A música “Maboroshi no Ginzuishou” aparece no episódio 34. Na dublagem brasileira, ela aparece cantada em espanhol (as masters da 1ª temporada vieram do México). É a penúltima faixa do CD “In Another Dream – Sailor Moon Vocal Trax”, e cantada por Kotono Mitsuishi.
  • Na fase S, a “Holy Grail” foi rebatizada como “Taça Lunar”.
  • Na fase R, Ail e An receberam os nomes de “Al” e “An” e seus nomes civis são “Steven Alpha” (Seijiro Ginga) e “Melissa Alpha” (Natsumi Ginga).
  • Ao contrário do portal [[1]], “Sailor Moon R” estreou no Cartoon Network em 01 de Novembro de2000, e não em 30 de Novembro.
  • Chieko Kawabe (que interpretou a personagem Ami/Mercury) também integrou o elenco fixo de Pretty Guardian Sailor Moon, ao fazer a personagem Naru Osaka. (Ver Sera Myu)
  • A música "Moonlight Densetsu" é considerada a melhor Anisong da década de 1990, segundo enquete realizada pelo site Anime BIGLOBE.

[editar]Os Cortes da Versão Americana

  • Episódio 02: Serena encontra Motoki Furuhata pela primeira vez. Umino e os outros estudantes são amaldiçoados por uma vidente má e começam a destruir tudo. Umino levanta a blusa da Professora haruna e a faz chorar. Serena se esquece de sua frase de transformação.
  • Episódio 05: Serena tem que conseguir permissão para ter Luna, pois seu irmão, Shingo, odeia gatos. Ele consegue seu próprio animal que se torna prte do Negaverso. É o único episódio em que Sailor Moon usa seu ataque “Moon Tiara Stardust” na qual voa em cima do posuído e faz com que el volte ao normal.
  • Episódio 06: Uma grande história sobre o amor de um artista de Jazz e sua produtora. Jedyte tenta fazer uma música que derreta o cérebro de qualquer um que o ouça, mas Sailor Moon acaba com a maligna usando seu ataque supersônico.
  • Episódio 20: Serena, Ami e Rei vão tirar umas férias na praia, mas elas acabam parando em uma casa mal assombrada. Elas devem acabar com o espírito do mal para que elas posam ter uma noite de sono.
  • Episódio 42: Focado na Sailor Venus, mostrando por que ela deixou Londres (onde ela capturava criminosos). Uma história triste de amor e amizade perdida. Este episódio mostra muito da Mina que nunca veremos: uma guerreira solitária que esconde seu passado trágico.
  • Episódio 45/46: No episódio 45, após terem chegado ao “Ponto D”, todas as Sailor Senshi são mortas, menos Sailor Moon, que é levada para o lar da Rainha Beryll. No episódio 46 houve uma luta entre as duas. A versão americana cortou a parte trágica, e entre as duas versões, a original é a mais profunda. Na trama, o avô de Rei é um velhinho bem safado, mas depois de ser editado e re-escrito, ele se transformou num velhinho comum, deixando os jovens fãs despreparados para as indecências sexuais.
  • Episódio 65: Foi cortada a cena em que Serena joga suco de limão na cara da Rei, por que os espectadores poderiam imitá-la.
  • Episódio 67: Não exibido na versão americana. As Sailor Senshi saem de férias para uma ilha remota para relaxarem, e encontram o dinossauro. Rini salva o animal e logo a mãe encontra ele.

[editar]15 Anos de Sailor Moon no Brasil (06.05.2011)

[editar]A Dublagem da Gota Mágica

A primeira temporada do anime estreou em 6 de Maio de 1996 pela extinta Rede Manchete e contou com uma dublagem feita pela Gota Mágica. Naquela época, o único meio de saber sobre anies era com revistas especializadas da década de 1990, como “Herói”, e a escolha das vozes foi feita com base nas masters vindas do México. A temporada “Classic” ficou no ar até fevereiro de 1997, retornando em Novembro de 2010 pela RBTV, mesmo que as fitas com a dublagem da Gota Mágica estejam perdidas nos arquivos da Rede Manchete. Destacam-se na dublagem da Gota Mágica: Marli Bortoletto (Serena/Moon) que também interpretou Patrine, Josie/Liza (Mundo de Beakman) entre outros, Isabel de Sá (Makoto/Jupiter) que também ficou conhecido por dublar Jesse (Pokémon), Letícia Quinto (Naru), Hermes Baroli (Umino), Cásius Romero (Darien/Tuxedo Mask) e Welligton Lima (Kunzite).

[editar]A Dublagem da BKS

A partir da fase R (exibido no Cartoon Network e Rede Record), o anime passou a ser dublado na BKS, com mais contras que prós: trocaram os dubladores, readaptaram a trilha sonora (que ficou mantida durante as temporadas seguintes) e até os golpes das Sailor Senshi. Os principais destaques na dublagem da BKS são a Daniela Piquet (Serena/Moon) que também dublou Sakura (Sakura Card Captors) e Sunny (Sunny Entre Estrelas), César Marquetti (Darien/Tuxedo Mask/Endymion) que também dublou Ebisu (Naruto) e Nabeshin (Excel Saga), Melissa Garcia (Ami/Mercury) que dublou Téa (Yu-Gi-Oh), Denise Reis (Rei/Mars) que também fez a Ikuko na dublagem da Gota Mágica e Márcia Gomes (Luna) que também dublou a Miho Asakuza (Cybercops). A dublagem da BKS (referente a fase S) será mantida no lançamento em DVD (pela CD&DVD Factory), por decisão da Naoko Takeuchi (o que resultou em uma polêmica). Outro fator crucial é o erro de adaptação do termo “Sailor Senshi” (Guereiras Sailors). A partir do episódio 47 (O primeiro da fase R), é citada o termo “Sou uma Sailor Moon” visto que o correto é “Sailor Senshi”, e o erro praticamente ficou mantido até a temporada final.

[editar]A Polémica Sobre a Redublagem e o Lançamento de Sailor Moon S em DVD

Com o lançamento previsto inicialmente para 16 de abril pela CD&DVD Factory, o primeiro DVD de Sailor Moon S era a esperança que muitos fãs tinham de adquirir o produto com uma nova dublagem, desta vez com qualidade. Entretanto, conforme foi divulgado pelo blog "Papo de Budega", a Toei Animation não autorizou a redublagem da terceira fase.
O site brasileiro SOS Sailor Moon procurou as empresas responsáveis (CD&DVD Factory, Angelotti Licensing e Toei Animantion) para que dessem uma declaração, mas somente Márcio Reginnette, responsável pelo lançamento, afirmou:
“Recebi do licenciador oficial da Toei Animation no Brasil (Angelotti) a informação de que a redublagem da série Sailor Moon S não foi autorizada, pois os contratos assinados entre a empresa (Toei) e a autora (Naoko Takeuchi) não permitem essa redublagem. A Toei Animation não detém exclusividade sobre o produto. Para qualquer mudança, inclusive nos contratos de licenciamento, é necessária a aprovação prévia da autora. Esta negativa é para todos os episódios que já tenham sido dublados em língua local. Na Itália, inclusive, onde a série está sendo um enorme sucesso, o mesmo pedido foi feito e negado pela autora”.

[editar]Referências

Wikiquote
Wikiquote possui citações de ou sobre: Sailor Moon
Notas
  1.  Takeuchi, Naoko (setembro de 2003). Sailor Moon Shinzoubon volume 2KodanshaISBN 4-06-334777-X
  2.  Takeuchi, Naoko (outubro de 1999). Materials CollectionKodanshaISBN 4-06-324521-7

[editar]Ligações externas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Super Onze Ep. 79 (Legendado)